Energia Inteligente


Gás Natural

14-11-2010 09:35

Pode-se dizer que o gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que quando esta a temperatura ambiente e pressão atmosférica normal permanece no estado gasoso. Esta é uma fonte de energia que pode ser encontrada de duas formas na natureza: em jazidas, que são concentrações locais ou de massa individualizada de uma ou mais substâncias úteis que tenham valor econômico, seja na superfície ou no interior da Terra; e atravéz da queima de biomassa, que é o bagaço da queima de açúcar.

O mais limpo dos combustíveis fósseis, o gás natural possui características que favorecem uma maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam e reduzem os impactos ambientais.

Normalmente, quando gáz natural é encontrado em jazidas esta associado com o petróleo. Segundo revela uma pesquisa realizada pela IEA (Agência Internacional de Energia), se o petróleo continuar sendo tão explorado como esta sendo hoje e nas últimas décadas, as jazidas estão se esgotando gradativamente, e estima-se que em 100 anos irão se esgotar. Esta fonte de energia corresponde a 15,6% do consumo energético mundial, e no Brasil calcula-se que seu consumo irá dobrar, devido ao descobrimento do pré-sal, que consiste em um óleo que localiza-se de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.     

O gás natural é transpotado por meio de tubulações de grande diâmetro e extensão, que trabalham com altas pressões transportando o gás, dos produtores aos consumidores. Tais canos, ou melhor, tubulações, são denominados gasodutos. O Brasil por exemplo, possui uma conexão com o gasoduto Bolívia - Brasil.

Atualmente, no caso da utilização do gás natural pelo Brasil, as indústrias o usam para gerar eletricidade, já nas residências é mais usado para aquecer a água e o ambiente. Este material também pode substituir os combustíveis(etanol, gasolina e álcool) para os carros.  

 

 Fonte: BRASIL ESCOLA, https://www.brasilescola.com/geografia/fontes-gas-natural.htm

Esse site abaixo além de ter sido uma fonte, também apresenta uma apresentação sobre o caminho que o gás natural faz que é muito útil:

https://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/gas-natural/

 

 

No rodapé desta página, seguem alguns vídeos que dizem respeito ao uso, fazendo críticas e considerando a utilização do gás natural, inclusive, há um vídeo de um grupo de alunos fazendo seu trabalho de geografia, é um vídeo simples, porém, com ótimas informações, Energia Brasil o recomenda ! 

 

Para saber as Vantagens e Desvantagens desta energia acesse nosso BLOG, agradecemos ! 

 

 

—————

Voltar