Energia Inteligente


Atividades Práticas

15-11-2010 16:50

 Objetivo das Atividades Práticas:

  1. Entender o que é energia, identificando suas diferentes formas presentes no cotidiano.
  2. Diferenciar as manifestações naturais daquelas transformadas pela ação do homem.
  3. Identificar os diferentes tipos de energia, dentre eles: gravitacional, elétrica, calorífica...

 

Vamos as Atividades !

 

  • Colocar ao sol uma bacia com água e verificar que, aos poucos, o líquido muda de temperatura.
  • Construir cata-ventos de papel e observar o efeito da energia eólica.
  • Usar sucata para construir pequenas rodas d’água. Colocá-las sob a torneira, para experimentar a força hidráulica.
  • Usar manuais e outras publicações ilustradas que demonstrem como são produzidas algumas formas de energia.
  • Observar que a força do vapor que sai de uma panela com água fervendo é capaz de mover a tampa.
  • Preparar painéis: um de fontes renováveis e outro de fontes não-renováveis de energia.
  • Utilizar jornais, revistas, Internet para coletar informações e alimentar debates.
  • Montar painéis ou murais sobre desastres ecológicos.
  • Construção de gráficos.
  • Entrevistas
  • Utilizar letras de músicas, mapas geográficos e textos literários.
  • Visitas a usinas hidroelétricas

  

Experiência sobre a Energia Maremotriz:

 

Materias Utilizados: 

 

  • 1 Cano de PVC de 2 cm de diâmetro (10cm)
  • 2 Galões de água de 20 litros
  • 1 Placa de madeira (6cm x 6cm)
  • 1 Cooler de computador
  • 1 Caixinha de filme de máquina fotográfica
  • 1 Pedaço de plático de capa de apostila
  • 1 Parafuso e 1 Rosca
  • Silicone (2 bisnagas de 50 gramas)
  • 20 Litros de Água
  • Ferro de Solda, Multímetro, Serra

Durex, tesoura, estilete

Primeira Etapa (montar a represa no geral):

 

1º Passo:  Cortar o cano e a parte superior dos galões de água com a serra.

2º Passo: Furar os galões d'água com a solda de ferro.

3º Passo: Furar o cano com a solda de ferro.

4º Passo: Encaixar o cano nos galões e vedar com o silicone

 

Segunda Etapa (montar o gerador):

 

1º Passo: Furar com tesoura a caixinha de filme fotográfico.

2º Passo: Cortar e encaixar tiras de plástico duro na caixinha. Fortalecê-las com durex. 

3º Passo: Quebrar as pás do cooler, retirar a parte de metal dele e serrar uma parte dele. 

4º Passo: Colar a caixinha no cooler.

5º Passo: Ligar os fios no multímetro.

 

Terceira Etapa (unir o conjunto e colocar em funcionamento):

 

1º Passo: Unir a represa geral e o gerador.

2º Passo:  Encher de água um dos galões.

3º Passo:  Abrir a barreira feita de madeira.

 

 

 Para mais informações, no rodapé desta página, seguem dois vídeos que exibem e descrevem como fazer o experimento aqui relatado sobre maremotriz. Obrigada.  

 

Experiência com a Energia Solar  

Finalidade: A finalidade desta actividade é a de demonstrar que a energia emitida pelo sol pode ser captada e armazenada para uso sob forma de calor. Além disso, a actividade demonstra que objectos pretos captam e armazenam o calor do sol melhor do que objectos brancos.

 

 Objetivos: Os alunos serão capazes de:  

 

  • Identificar o sol
  • Discutir o que observam num dia de sol

     

     

  • Explicar porque o balão na garrafa preta se esticou 

     

    Recursos/Materiais 

     

    • Duas garrafas plásticas
    • Uma garrafa pintada de branco
    • Uma outra pintada de preto
    • Vários balões  

     

    Atividades e Procedimentos: As crianças devem discutir as suas experiências e o que fazem num dia de sol. Dê às crianças a oportunidade para relacionarem as suas próprias experiências.

    Experiência com as garrafas branca e preta: Esta actividade é feita com as duas garrafas plásticas, uma pintada de branco e a outra de preto. Fixe um balão sobre cada uma das garrafas colocando a parte aberta do balão sobre a boca das garrafas. Assegure-se de que os balões formem um selo de ar apertado em cada garrafa. Pergunte as crianças porque deve haver um selo de ar apertado sobre as garrafas. Peça-lhes que observem os dois balões e que façam um desenho do que observaram.

    Agora ponha as duas garrafas sob o sol brilhante. Diga as crianças para observarem os balões à luz do sol durante cerca de dez minutos. Diga-lhes para tocarem nas duas garrafas e registar o que observaram. Ajude-as a marcarem a hora quando o balão na garrafa preta se encher. Enquanto o balão da garrafa preta se enche, o da garrafa pintada de branco permanece na mesma. Diga aos alunos para desenharem o que observaram. Desafie-os a explicarem o que pensam ser a explicação do que aconteceu aos balões. 

     

    Atar tudo junto: Explicação: A garrafa preta irá absorver a energia do calor solar melhor do que a garrafa pintada de branco. Esta repele a maior parte da energia do calor solar. O ar dentro da garrafa preta aquece e dilata enchendo o balão de ar. O ar quente dilata.

       

     

     Fonte: https://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/marcos/index.htm    

    maremotriz.zip.net/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-23_00_25_37-135982727-0        

     library.unesco-iicba.org/Portuguese/Science_Serie/Science%20pages/Li%E7%F5es/Experi%EAncia_com_a_Energia_Solar.htm

    https://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/elet5.htm

    Para saber as Vantagens e Desvantagens de todas as energias citadas aqui no nosso site, acesse nosso BLOG, agradecemos

     

  • —————

    Voltar


    Blog

    01-11-2010 22:39

    Blog principal

    Este é o nosso blog, feito com o intuito de debater os assuntos vistos aqui, e com o tempo podermos ter uma noção de qual são as melhores fontes de energia, analisando seus prós e contras apresentados no blog abaixo:   https://formasenergia.blogspot.com/    

    —————