Energia Inteligente


Energia Maremotriz

11-11-2010 06:40

 

A Energia que vem do mar 

 

 

  As ondas do mar são, ainda, um fruto indireto da energia solar, uma vez que o vento constitui pelo menos o componente principal de sua formação, além das correntes marinhas formadas por diferenças de densidade também causadas por ação solar. Aliás, diga-se de passagem, o número de fontes energéticas responsáveis pelos movimentos marinhos é bastante grande e diversificado. Um deles, pouco conhecido do público não-especializado, é o devido a diferenças de salinidade. Por exemplo: existem correntes consideráveis de água através do Estreito de Gibraltar causadas pela diferença de densidade existente entre a água do Mediterrâneo, mais salgada e, portanto, mais pesada, e a água do Oceano Atlântico, mais leve.

  O homem, desde que começou a navegar, sempre conheceu esses movimentos de massas-d'água oceânicas, procurando utilizá-las em seu proveito. A energia das ondas é ainda pouco aproveitada, geralmente apenas em escala experimental, através de barragem flutuantes que sobem e descem com a onda, transferindo esse movimento oscilatório a dispositivos de transformação de energia. Há também flutuadores menores, que oscilam à maneira de sistemas basculantes conectados a um sistema que capta a energia de cada movimento oscilante; mais especificamente, essa energia é causada pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. Algumas pequenas instalações no Japão já ultrapassam a simples fase experimental, produzindo energia para o abastecimento de pequenas comunidades costeiras. Calcula-se que ondas de 1 metro de altura, com frequência de 10 segundos, podem produzir 10 quilowatts por metro linear de costa, o que constitui uma energia bastante considerável, desde que possa ser convenientemente aproveitada. É claro que a amplitude e a frequência dessas ondas, batendo contra a costa, podem variar muito de acordo com a topografia do fundo do oceano, a força dos ventos e a altura das marés em cada local e em dias diferentes. 

 

Energia das Marés

 

 As marés oceânicas são provocadas, como sabemos, pelas forças de atração de massas da Lua e do Sol sobre a Terra. Em alguns locais as marés chegam a produzir enormes variações do nível das águas a cada dia. Isso significa enormes deslocamentos de massas de água. o que, evidentemente, pode ser utilizado para a geração de energia.

  Desde a Idade Média essas energias são aproveitadas: barravam-se estreitas baás na costa, de modo a reter a água na maré cheia, fazendo-a vazar nas horas de maré baixa, através de canais onde se localizavam rodas-d'água que acionavam moinhos para fabricação de farinha.

  Atualmente, em alguns lugares - como St. Malo, na França, na desembocadura do Rio Rance - existem instalações desse tipo, equipadas com turbinas  hidráulicas de fluxo reversível, para geração de energia elétrica, podendo atingir 600 megawatts.

 

Recomendamos que para entender ainda melhor esta forma de gerar energia que você vá para a página Atividades Práticas, onde há uma experiência a respeito da Maremotriz.

Para saber as Vantagens e Desvantagens desta energia acesse nosso BLOG, agradecemos !

 

abaixo, no rodapé da página, veja alguns vídeos sobre maré motriz;

 

—————

Voltar