Energia Inteligente


Introdução

16-11-2010 14:33

 RECURSOS ENERGÉTICOS DO BRASIL

   Sabemos que o Brasil é um país rico em recursos naturais, e também, o décimo maior consumidor de energia do planeta, e o terceiro maior do hemisfério ocidental, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá.

   Atualmente  suas matrizes energéticas concentram-se em fontes renováveis, como o etanol e energia hidrelétrica, e em fontes não renováveis, como o petróleo e o gás natural. O etanol, por exemplo, surgiu em 1970 com a crise do  petróleo, que foi desencadeada por um déficit de oferta, ou seja, os preços dos barris de petróleo chegaram a valores altíssimos, devido a conflitos envolvendo os produtores árabes da OPEP (organização dos países exportadores de petróleo); A partir daí o Brasil passou a usar maciçamente o etanol como combustível.

   Na segunda metade da década de 1980 por diversos motivos ocorreu uma forte retração no consumo de álcool como combustível. Hoje, devido a futura escassez do petróleo e da constante preocupação com o meio ambiente houve um interesse renovado pelo etanol, o que nos torna uma nação energeticamente independente, pois países como China e Índia estão seguindo o progresso do Brasil e, além disso, países como Suécia e Japão estão importando esse combustível do país para ajudar a cumprir com suas obrigações ambientais impostas pelo protocolo de Quioto.

 

 

 Veja o vídeo abaixo, que foi exibido no programa "Fantático" da rede Globo de televisão sobre a Matriz Energética Brasileira:

 

 

 

—————

Voltar