Energia Inteligente


Energia Solar

11-11-2010 06:23

ENERGIA SOLAR

 

 

Energia solar é a energia proveniente do sol, como já diz em seu próprio nome, esta energia vem na forma térmica e luminosa, e após passar por um processo onde é captada por painéis solares, que são formados por células fotovoltáicas, a energia recebida passa a ser elétrica e até mecância dependendo da situação.

   O efeito fotovoltáico mencionado no parágrafo anterior, foi observado primeiramente pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel em 1893. Este efeito consiste essencialmente na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade; A partir dessa observação feita pelo professor é que foram produzidos os primeiros painéis solares, neles há células fotovoltáicas que são semicondutoras, por captar a energia do sol e a transformar gerando uma corrente elétrica capaz de circular em um circuito externo. No ínicio, painéis solares eram a melhor opção da Nasa para seus satélites, mas o equipamento evolui e se popularizou ao ponto de ser utilizado até em residências. 

   O grande problema encontrado nessa fonte de energia é o seu armazenamento, por conta disso é preciso de um meio para armazenar a energia gerada, como um acumulador eletroquímico, para suprir a demanda quando a geração solar for baixa, ou à noite, quando não há incidência de luz solar; Mas este problema já vem sendo solucionado, onde são usados de forma interligada, de modo que a energia gerada pelos painéis solares são entregues diretamente à rede elétrica, não necessitando mais desses acumuladores.

   Tal fonte de energia, é uma ótima alternativa por ser considerada limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba, porém, instalá-la em sua residência ou empresa é ainda muito caro, assim como fabricar seus painéis também, sendo que o custo para instalar o equipamento reflete em até 80% de econômia na hora de pagar sua conta de eletricidade. Atualmente, o Japão, os Estados Unidos e Alemanha são os países que mais utilizam a energia solar no planeta.

 

 

 

Fontes: https://www.slideshare.net/wladimircabral/energia-e-meio-ambiente

https://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funciona-energia-solar-481584.shtml

https://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-solar/

https://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_solar.htm

 

Para saber mais:

- sobre o benefício econômico do uso de energia solar:

www.youtube.com/watch?v=rar8FqMa38U

- Sobre funcionamento dos coletores e reservatórios térmicos:

www.youtube.com/watch?v=fltv6ztI5KE&feature=related

animação sobre coletores e sistemas de energia solar: www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/solartermico10.swf

 www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/pv6.swf

 

 

Para saber as Vantagens e Desvantagens desta energia acesse nosso BLOG, agradecemos ! 

 

 

—————

Voltar