Energia Inteligente


Energia Geotérmica

15-11-2010 12:06

Energia geotérmica como fonte de vida

Vimos que a maior parte da vida na superfície da Terra depende, primariamente, da energia do Sol, e isso é verdadeiro também para grande parte da vida dos mares. Há, entretanto, em regiões muito profundas e totalmente escuras de todos os oceanos do planeta, um ecossistema constítuido de grande variedade de espécies que não dependem da energia solar. São os ecossistemas quimiotróficos existentes nas dorsais oceânicas, já observados em vários e diferentes pontos do assoalho marinho.

As correntes de convecção geradas pelas elevadíssimas temperaturas reinantes no seio do manto de rochas magnesianas do interior da Terra provocam o afastamento gradativo dos continentes. Isso acontece da seguinte maneira: aproximadamente a meia distância entre dois continentes (por exemplo: no Atlântico entre a América e a África), existem as dorsais oceânicas, que são longas e profundas fendas percorrendo o assoalho de basalto em todo o seu comprimento. Dessas fendas está continuamente "brotando" nova rocha basáltica, proveniente do manto. Por outro lado, junto a cada continente existem fendas onde esse assoalho penetra, desaparecendo novamente nas profundezas do manto. Esse assoalho basáltico comporta-se, assim, como se fosse uma dupla esteira rolante, deslizando nas duas direções opostas, a partir da dorsal oceânica, e empurrando os continentes a uma velocidade de 2 a 10 centímetros por ano.

 O que apresenta maior interesse para nós, no momento, é que essas fendas, existentes a profundidades de 2.000 a 4.000 metros, são pontos de contato com o manto ou, pelo menos, pontos de saída de material novo, constítuido de rocha basáltica e outros compostos químicos, dissolvidos em água superaquecida. Há, assim, uma contínua tranferência de energia térmica do interior da Terra para as regiões profundas do oceano, e essa energia é utilizada indiretamente para o desenvolvimento de vida aquática.

 Energia Geotérmica

A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. “Geo” significa terra e “térmica” está ligada a quantidade de calor. Abaixo da crosta terrestre constitui-se uma rocha líquida, o magma. A crosta terrestre flutua nesse magma, que por vezes atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda. Os vulcões são manifestações conhecidas desta fonte de energia.

 

 

Fonte: https://portaldaenergia304.blogspot.com/2009/08/energia-geotermica.html

 veja esta animação: www.energiasrenovaveis.com/images/upload/flash/anima_como_funciona/geo18.swf

 

 

Para saber as Vantagens e Desvantagens desta energia acesse nosso BLOG, agradecemos !

—————

Voltar