Energia Inteligente
Atividades Práticas
15-11-2010 16:50Objetivo das Atividades Práticas:
- Entender o que é energia, identificando suas diferentes formas presentes no cotidiano.
- Diferenciar as manifestações naturais daquelas transformadas pela ação do homem.
- Identificar os diferentes tipos de energia, dentre eles: gravitacional, elétrica, calorífica...
Vamos as Atividades !
- Colocar ao sol uma bacia com água e verificar que, aos poucos, o líquido muda de temperatura.
- Construir cata-ventos de papel e observar o efeito da energia eólica.
- Usar sucata para construir pequenas rodas d’água. Colocá-las sob a torneira, para experimentar a força hidráulica.
- Usar manuais e outras publicações ilustradas que demonstrem como são produzidas algumas formas de energia.
- Observar que a força do vapor que sai de uma panela com água fervendo é capaz de mover a tampa.
- Preparar painéis: um de fontes renováveis e outro de fontes não-renováveis de energia.
- Utilizar jornais, revistas, Internet para coletar informações e alimentar debates.
- Montar painéis ou murais sobre desastres ecológicos.
- Construção de gráficos.
- Entrevistas
- Utilizar letras de músicas, mapas geográficos e textos literários.
- Visitas a usinas hidroelétricas
Primeira Etapa (montar a represa no geral):
1º Passo: Cortar o cano e a parte superior dos galões de água com a serra.
2º Passo: Furar os galões d'água com a solda de ferro.
3º Passo: Furar o cano com a solda de ferro.
4º Passo: Encaixar o cano nos galões e vedar com o silicone
Segunda Etapa (montar o gerador):
1º Passo: Furar com tesoura a caixinha de filme fotográfico.
2º Passo: Cortar e encaixar tiras de plástico duro na caixinha. Fortalecê-las com durex.
3º Passo: Quebrar as pás do cooler, retirar a parte de metal dele e serrar uma parte dele.
4º Passo: Colar a caixinha no cooler.
5º Passo: Ligar os fios no multímetro.
Terceira Etapa (unir o conjunto e colocar em funcionamento):
1º Passo: Unir a represa geral e o gerador.
2º Passo: Encher de água um dos galões.
3º Passo: Abrir a barreira feita de madeira.
Para mais informações, no rodapé desta página, seguem dois vídeos que exibem e descrevem como fazer o experimento aqui relatado sobre maremotriz. Obrigada.
Experiência com a Energia Solar
Finalidade: A finalidade desta actividade é a de demonstrar que a energia emitida pelo sol pode ser captada e armazenada para uso sob forma de calor. Além disso, a actividade demonstra que objectos pretos captam e armazenam o calor do sol melhor do que objectos brancos.
Objetivos: Os alunos serão capazes de:
Recursos/Materiais
- Duas garrafas plásticas
- Uma garrafa pintada de branco
- Uma outra pintada de preto
- Vários balões
Atividades e Procedimentos: As crianças devem discutir as suas experiências e o que fazem num dia de sol. Dê às crianças a oportunidade para relacionarem as suas próprias experiências.
Experiência com as garrafas branca e preta: Esta actividade é feita com as duas garrafas plásticas, uma pintada de branco e a outra de preto. Fixe um balão sobre cada uma das garrafas colocando a parte aberta do balão sobre a boca das garrafas. Assegure-se de que os balões formem um selo de ar apertado em cada garrafa. Pergunte as crianças porque deve haver um selo de ar apertado sobre as garrafas. Peça-lhes que observem os dois balões e que façam um desenho do que observaram.
Agora ponha as duas garrafas sob o sol brilhante. Diga as crianças para observarem os balões à luz do sol durante cerca de dez minutos. Diga-lhes para tocarem nas duas garrafas e registar o que observaram. Ajude-as a marcarem a hora quando o balão na garrafa preta se encher. Enquanto o balão da garrafa preta se enche, o da garrafa pintada de branco permanece na mesma. Diga aos alunos para desenharem o que observaram. Desafie-os a explicarem o que pensam ser a explicação do que aconteceu aos balões.
Atar tudo junto: Explicação: A garrafa preta irá absorver a energia do calor solar melhor do que a garrafa pintada de branco. Esta repele a maior parte da energia do calor solar. O ar dentro da garrafa preta aquece e dilata enchendo o balão de ar. O ar quente dilata.
Fonte: https://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/procie/dez14/marcos/index.htm
maremotriz.zip.net/arch2009-06-21_2009-06-27.html#2009_06-23_00_25_37-135982727-0
https://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/elet5.htm
Para saber as Vantagens e Desvantagens de todas as energias citadas aqui no nosso site, acesse nosso BLOG, agradecemos
—————
Blog
—————